quinta-feira, maio 31, 2007

 

mais Cannes



Só não tão empolgante quanto pq desta o autor da aquisação é a California, ou seja sabe-se lá se chega mesmo ou em que plataforma de lançamento, mas James Gray também vêm aí.
____________________________________________________

Marcadores: , ,

quarta-feira, maio 30, 2007

 

Van Sant vem aí



Paranoid Park comprado pela Imovision ____________________________________________________

Marcadores: , ,

segunda-feira, maio 28, 2007

 

ultimamente nos cinemas


Mês passado foi deprê, então nesse mês não rolaram visões e revisões sinistras na TV. Simplesmente não rolou nada
Salvo pela surpresa mesmo que não muito empolgante do Zodiaco, ainda que vindo de quem nunca tinha realizado algo que não fosse no máximo uma bobagem divertida (The game), já foi bastante, não rolou basicamente nada. Rever Alpha dog, agora em película, valeu. E claro, o topo, com Chinese Bookie, na versão que eu não tinha visto ainda, em película, o ápice do cinema.
____________________________________________________

Marcadores: , ,

 

?


Bom, vamos seguindo. Acho que é evidente que passamos da fase da auto-ilusão de que o "um, dois" vai voltar, então voltamos a nossa programação normal. O blog fala sobre tudo, etc, deu.

Tempo para comentar a última convocação da seleção, não a dos amistosos, pq essa eu relevo em todas suas particularidades, amistoso tá aí pra tudo isso mesmo.

Mas os 34 pré-convocados (a lista final sai depois do último amistoso) que devem ir a Copa América são ainda mais surreais. Sou 100% contra a argumentação de alguns, de que se é para fazer testes com novos jogadores, que se faça com os tantos destaques locais que surgem no nosso campeonato - acho que se testa o jogador que ao técnico interessa. Acho que essa visão está errando o alvo, se baseando na idéia de que o jogador se valoriza lá fora. Não deixa de ser verdade que certos jogadores só são notados tardiamente, mas não restam dúvidas que em certos casos, como o do Cicinho por exemplo, o jogador era muito mais unanimidade enquanto atuava no Brasil do que fora. Eu não sei mesmo o que faz do Bruno inferior ao Diego do Atlético-MG, alias, eu não sei nem o que faz do Fábio Costa inferior a ele, ou o Flávio do Paraná... São critérios estranhos, inexplicáveis, que levam jogadores bizarríssimos a seleção.

É fato que se esteja estabilizando um trabalho com jogadores jovens, visando Pequim 2008. Titulares goleiros nos times da série A que completam 23 anos em 2008: Guilherme (CAP), Julio César (Botafogo), Renan (Inter) e o Diego do Atlético-MG. Esse teste com o Diego pode até ter sentido, mas aquele com o Cássio, goleiro do Grêmio e da seleção sub-20, não faz nexo qualquer. No começo do ano ele foi bem pelo sulamericano sub-20, mas nada de outro mundo. Desde então, tem sido apenas o quarto goleiro do Grêmio. Veja bem: quarto. Além do titular Saja e de Gallato (titular na campanha da série B), Marcelo Grohê se encontra - nascido em 1987, ou seja, tão ou mais elegível que Cássio, e com uma temporada como titular do Grêmio no currículo. Não acho que esse cara mereça qualquer atenção, mas o Cássio muito menos. Renan e Julio César com certeza merecem atenção enquanto possíveis goleiros olímpicos. O Diego, tomara, também. Desconheço com precisão a regra (vou averiguar o assunto) das Olímpiadas, mas caso o jogador complete 24 anos apenas depois das Olímpiadas e possa jogar, ainda teria o Bruno como elegível.

E veja bem: bizarro não é desconhecido. O Morais na seleção só é bizarro. Se quer o melhor do Vasco é. E o pior: é um retorno, pq fora chamado pelo Dunga lá no começo. Surreal mesmo: faz dois gols num jogo e no dia seguinte está na seleção de novo!

Em vez de testar vários laterais, o Dunga deveria pensar melhor em como faze-los funcionar. Pq está cada vez mais claro que o que a gente concebe como lateral, não é aquilo que os europeus concebem como laterais. Assim, quando eles não se tornam meias (caso cada vez mais freqüente), jogam como o Daniel Alves, com três outros companheiros de defesa plantados. Para seguir nesse exemplo, quando o Adriano chegou no Sevilla, ele também seria lateral, como foi nas mãos de Dunga. Mas com Daniel Alves na direita, o Adriano foi se tornar meia pela esquerda, pq os dois juntos era inconcebível. Belleti é o inverso, o volante transformado em lateral justamente pela marcação ainda no Brasil, pelo Muricy. Os laterais meias também não são privilégios europeus, tem o Felipe, o Gilberto que na seleção joga de lateral mas no São Caetano já era o mesmo meia que é no Herhta. Exemplo tosco também vale: Fábio Baiano. O Anderson, hoje no Porto, e também convocado, era lateral-esquerdo nos juniors, quem viu e puxou pro meio foi o Cuca. Quando estava no São Pauo, o próprio Cuca colocou o Cicinho como armador do time, mesmo jogando com ele pela ala. Outra: basta ver como so volantes mudam lá. Julio Baptista é caso radical, mas Simplicio, Gilberto Silva, Emerson, são todos figuras que estão surgindo como eficiência na frente, sempre que possível. Aqui, quando no 4-4-2, jamais saíriam do lugar (o Emerson no Grêmio era basicamente armador). A saída local é o esquema em queda na Europa: o 3-5-2. Assim, um Mineiro pode se firmar como arma surpresa, Léo Moura e outros laterais que atuam do meio pra frente seguem existindo.

Não há muito como chegar a conclusão qualquer nesse assunto. Mas creio que não é a solução escalar como lateral um jogador que não é lateral há algum tempo como o Gilberto, e pôr do outro lado pontas como Cicinho ou Daniel Alves. Nenhum dos dois vai acabar se saindo tão bem quanto poderia, e nme os nossos volantes terão espaço pra trabalhar que mereciam, num desperdício de talento.

Um dia eu organizo isso tudo.
____________________________________________________

Marcadores: , , ,

segunda-feira, maio 07, 2007

 

Notas


Ao contrário do que quer nossa midía não-presente, a Virada Cultural foi um baita sucesso. O centro de São Paulo poucas vezes viu tanto movimento numa madrugada, com atraçaões por todos os lados, alternativas para os variados gostos. Até a segurança, vitíma da maioria das acusações da mídia pelo único evento que fugiu do controle na Virada, foi tranqüilo, com boa parte do evento ocorrendo em alguns dos locais geralmente menos recomendáveis do centrão paulista numa madrugada.

Os shows foram todos bacanas, mesmo que as filas acabassem desanimando em alguns momentos. O Jards foi sensacional, mas o auge pra mim segue sendo o que abriu, com Raul de Souza e sua incrível banda. Da primeira fileira foi algo de sensorial.

Topher Grace é muito gente boa para fazer vilão.

É a primeira vez que vejo ele fazer no cinema trejeitos evidentes de Eric Forman, o que me faz imaginar o que aconteceria se o uniforme alienígena tomasse posse de Red Forman...

Bryce Dallas >>>>> Kirsten Dunst
____________________________________________________

Marcadores: , , ,

 

filmes de abril


Não anotei muita coisa esse mês, cheio de revisões, muitos na TV, muitos conversando. Num mês onde a principal atração nos cinemas foi o novo do Danny Boyle (ou filmes já vistos em Mostra), não há muito do que se arrepender...

300, de Zack Snyder - * (Bristol)
Escola de Idiotas, de Todd Philips - ** (DivX)
Escola de Idiotas, de Todd Philips - ** (DivX)
De Volta para o Futuro II, de Robert Zemeckis - **** (Telecine)
Predador, de John McTiernan - *** (DVD)
Suspiria, de Dario Argento - **** (DVD)
A Colheita do Mal, de Stephen Hopkins - * (Arteplex)
Elizabethtown, de Cameron Crowe - ** (Telecine)
Os Reis de Dogtown, de Catherine Hardwicke - * (HBO)
Rejeitados pelo Diabo, de Rob Zombie - ** (HBO)
A Negociação, de F. Gary Gray - *** (HBO)
As Loucuras de Dick e Jane, de Dean Parisot - ** (HBO)
Zathura, de Jon Favreau - ** (HBO)
Escola Penal para Meninas Violentadas, de Antonio Meliande - ** (Canal Brasil)____________________________________________________

Marcadores: ,